Ativos e assistidos querem eleger diretores da Caixa

83

Está sendo elaborado um abaixo-assinado pelos participantes ativos e assistidos da Capef, reivindicando ao Conselho Deliberativo do órgão que proceda as alterações necessárias no Estatuto da Caixa, a fim de acrescentar um cargo de diretor eleito para a caixa. Isto para atender a legislação vigente sobre previdência complementar, que dispõe que as entidades terão uma diretoria executiva composta de, no máximo, seis membros. A Capef conta com apenas três diretores.

A partir desse dispositivo legal e da maior atuação da Secretaria de Previdência Complementar e dos normativos do Conselho de Gestão da Previdência Complementar, todas as entidades fechadas de Previdência Complementar vêm aperfeiçoando sua governança corporativa para permitir maior presença dos participantes na gestão dos recursos financeiros administrados pelas entidades.

Essa seria uma maneira correta de permitir, nas decisões da diretoria executiva, voz e voto aos verdadeiros proprietários desses recursos financeiros que são os participantes ativos e assistidos. A Associação dos Aposentados do BNB (AABNB) já está realizando campanha entre os aposentados para obter as assinaturas e vem conseguindo êxito. A reivindicação é pela criação de uma diretoria para atuação nas áreas administrativa e de relação com os participantes.