Ato em Brasília abre Campanha Nacional

92

Mais de quinhentos bancários de todo o País construíram na terça-feira, dia 14/8, uma grande manifestação em Brasília que marcou o lançamento oficial da Campanha Nacional 2007 da categoria. Ainda no período da manhã, a Contraf-CUT entregou a pauta de reivindicações específicas dos funcionários do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal para as duas empresas. À tarde, os bancários e os metalúrgicos foram até o Supremo Tribunal Federal (STF) denunciar o abuso dos interditos proibitórios que sempre atrapalham as atividades das campanhas salariais.


Nas primeiras horas do dia, caravanas vindas dos quatro cantos do Brasil chegavam a Brasília. Com as ruas do entorno tomadas, os bancários iniciaram o ato oficial de lançamento da Campanha Nacional 2007 e chamaram a atenção da sociedade com uma grande queima de fogos. Cartazes, faixas e balões anunciaram o lema dos trabalhadores para a luta que se seguirá pelas próximas semanas.


“A gente vale mais é o lema que os bancários adotaram. Os bancos só pensam em números, olham para os clientes e para os seus funcionários e enxergam lucro. Hoje em dia, a maioria dos usuários é atendida por máquinas e ainda paga tarifas cada vez mais exorbitantes. A gente – bancários e clientes – vale mais. O Brasil vale muito mais e os bancos – como o setor que mais ganha dinheiro no País – não fazem nada para melhorar as condições dos brasileiros”, afirma Vagner Freitas, presidente da Contraf-CUT.

Interditos – Os bancários reuniram-se ainda com o assessor-geral da presidência do Supremo Tribunal Federal (STF), Vilmar Néri, para denunciar o abuso feito a partir dos interditos proibitórios. O interdito proibitório serve para que o dono de um imóvel ocupado reassuma a posse da sua propriedade, mas os bancos utilizam o interdito de forma equivocada para “garantir a posse” das agências e acabar com qualquer manifestação dos seus empregados. No STF, bancários e metalúrgicos impetraram uma Argüição de Descumprimento de Preceitos Fundamentais (ADPF) para conter os interditos dos patrões.

CAIXA E BB
Os bancários dos dois maiores bancos públicos do País entregaram dia 14/8 sua pauta de reivindicações específicas para as empresas. A minuta dos funcionários do Banco do Brasil foi recebida pelo presidente da instituição, Antonio Francisco de Lima Neto, e a da Caixa pelo vice-presidente da área de gestão de pessoas, Carlos Gomes.O presidente do SEEB/CE, Marcos Saraiva, esteve presente a entrega da minuta da Caixa e destaca: “a unidade deve ser fortalecida e o PCS será o grande mote da campanha 2007”.