Audiência na Câmara Federal traz boas expectativas para aprovação do PL 343/07

63

     


O Sindicato dos Bancários do Ceará participou de uma audiência na Câmara dos Deputados, dia 25/11, em Brasília, com o objetivo de dar celeridade aos trâmites do projeto de lei 343/2007, de autoria dos deputados Chico Lopes e Daniel Almeida (PCdoB) que visa a reintegração dos demitidos do Banco do Nordeste na era Byron. A reunião aconteceu na Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara e contou também com a presença de representantes do Banco e parlamentares que apoiam a causa.


Para o diretor do SEEB/CE e coordenador da Comissão Nacional dos Funcionários do BNB (CNFBNB/Contraf-CUT), Tomaz de Aquino, a audiência foi mais uma tentativa de esclarecer os deputados sobre as injustiças cometidas na Era Byron. Ao todo, 287 bancários lutam pela reintegração ao Banco do Nordeste. Segundo Tomaz, que participou da audiência como um dos expositores, no início, eram 697 bancários esperando o processo, mas alguns haviam pedido aposentadoria, e outros tinham sido demitidos por justa causa e não podiam entrar com o pedido. “Agora, são 287 pessoas sonhando com a correção dessa injustiça”, afirmou Tomaz. Durante a audiência, o Banco não se mostrou contrário ao projeto e colocou-se à disposição para discutir o assunto paralelamente à sua tramitação na Câmara.


Apóiam o PL 343/2007 os deputados Marcelo Castro (PMDB/PI), Mauro Benevides (PMDB/CE), que já foi presidente do BNB, Pepe Vargas (PT/RS) e André Vargas (PT/PR), presentes na audiência, além de outros que por compromissos previamente agendados não puderam comparecer, como foi o caso dos deputado federais José Guimarães e Eudes Xavier (PT/CE) e do senador Inácio Arruda (PCdoB). Os autores do projeto também estiveram presentes a audiência.


A expectativa agora é que o projeto seja encaminhado para votação na CFT o mais breve possível e que seja aprovado nessa comissão. Caso isso ocorra, o projeto segue para apreciação da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e, após, para o Senado.

LICENÇA PRÊMIO DO BNB


Dia 3/12 reunião com os excluídos da ação de Licença Prêmio do BNB, que estavam fora da base e os que ainda não aderiram ao acordo, na sede do Sindicato dos Bancários do Ceará (Rua 24 de maio, 1289, Centro) às 19 horas. Venha tirar suas dúvidas com o Jurídico do Sindicato.