Audiência pública vai debater Estatuto de Segurança Bancária

25

O Sindicato dos Bancários do Ceará e a Câmara Municipal de Fortaleza (CMF) convidam todos os bancários para na próxima segunda-feira, dia 14/5, às 18h, participarem de uma audiência pública com o objetivo de debater o Estatuto de Segurança Bancária. A audiência, que acontece no Auditório da ADUFC (Av. da Universidade, 2346 – Benfica), atende a requerimento do presidente da CMF, Acrísio Sena.


A audiência nasceu da iniciativa do Sindicato dos Bancários em aprovar, em nível municipal, uma legislação mais ampla sobre segurança bancária nas agências de Fortaleza. A partir dessa iniciativa do Sindicato foram desenhados dois projetos de lei municipal que visavam discutir a segurança. Os projetos se destinavam muito mais a instalação das portas giratórias. Após o assalto do Bradesco da Santos Dumont (dia 20/3), com grande repercussão, a iniciativa tomou um novo corpo dadas as pressões sociais. Os projetos apresentados pelo Sindicato à Câmara Municipal tomaram um novo sentido e passaram a tratar de segurança bancária, visando não apenas proteger a categoria bancária, mas toda a sociedade. Os dois projetos, então, deram origem à proposta do Estatuto da Segurança Bancária, que consolida a legislação e amplia a responsabilidade e a fiscalização nos bancos.


Para essa audiência estão sendo convocadas lideranças da Contraf-CUT, FETRAFI/NE, Sindicato dos Vigilantes, representantes das empresas de vigilância, Ministério Público Federal, Ministério Público do Trabalho, Delegacia Especializada em Segurança Privada da Polícia Federal, SEMAM, Procuradoria Geral do Município e Secretaria de Defesa e Segurança Pública do Estado.

CAMPANHA – O Sindicato dos Bancários encampa ainda o lançamento da campanha educativa de segurança bancária – “Banco legal é Banco seguro”, conjuntamente com a Câmara Municipal, construindo um debate com apoio da sociedade, imprensa especializada e dos órgãos de segurança pública sobre o tema.