Bancário aposentado do BNB escreve livro sobre a vida do filósofo Spinoza

16

Um punhal desaparecido. O caso teria pouca importância não fosse o fato do objeto desaparecer dos pertences de um dos filósofos mais influentes do pensamento contemporâneo, Spinoza. O romance O Punhal de Spinoza constrói uma trama que perpassa a vida de Spinoza (o homem e sua filosofia), contex-tualizando o período em que viveu o filósofo, até os dias atuais, através do mistério que ronda o punhal desaparecido.


Spinoza (1632-1677) viveu na Holanda, na chamada Idade de Ouro. Seu vigoroso pensamento tem varado os séculos e exercido grande influência na civilização contemporânea. Com base nestas realidades – o pensamento e o punhal do filósofo – o romance se constrói, seguindo caminhos traçados com a ajuda dessas coisas, em histórias ambientadas na Holanda, na Itália e no Brasil.

SOBRE O AUTOR – Marcos Frota é natural do município cearense de Ipueiras. É mestre em Administração pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo (Fundação Getúlio Vargas). É aposentado pelo Banco do Nordeste do Brasil e, atualmente, dedica-se à literatura. É autor dos títulos O Bar de Ulisses e O Senhor do Tempo.

SERVIÇO: O Punhal de Spinoza (2010) – Marcos Frota – Editora Baraúna