Bancário aposentado e ex-sindicalista, Pimentel é nomeado ministro de Lula

82

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou oficialmente a nomeação do deputado federal José Pimentel (PT-CE) para assumir o Ministério da Previdência Social no lugar de Luiz Marinho, que deixou o cargo para concorrer à prefeitura de São Bernardo do Campo (SP), nas eleições municipais de outubro. A posse de Pimentel está marcada para quarta-feira, dia 11/6, às 12h, no Palácio do Planalto.

DE SINDICALISTA A MINISTRO – José Barroso Pimentel é bancário aposentado do Banco do Brasil e foi diretor do Sindicato dos Bancários do Ceará em dois mandatos (1988-1994). É advogado e como deputado federal está no quarto mandato pelo Partido dos Trabalhadores do Ceará. Foi fundador do PT no Ceará. Em 2005, foi secretário nacional de Finanças e Planejamento do Partido dos Trabalhadores, secretário-geral da CUT-Ceará, sendo, atualmente vice-Presidente do PT-Ceará.


José Pimentel foi relator do Orçamento Geral da União 2008. É membro titular da Comissão Especial da Reforma Tributária da Câmara e presidente da Frente Parlamentar Mista da Micro e Pequena Empresa, do Congresso. É vice-líder da Bancada do PT na Câmara. É autor da Lei 9.998/00 do Fust (Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações) que destina recursos para equipar escolas, bibliotecas e hospitais públicos com computadores e internet de alta velocidade. Também é autor da emenda à Lei 9.126/95 que reserva pelo menos 10% dos recursos dos fundos constitucionais (Norte, Nordeste e Centro-Oeste) para aplicação exclusiva em projetos rurais das áreas de assentamento.


É de sua autoria o projeto original que resultou na Lei do Seguro-Defeso (10.779/03) que modifica a forma de concessão do seguro-desemprego ao pescador artesanal. Foi um dos principais articuladores da aprovação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa e da Emenda Constitucional do Fundeb (Fundo da Educação Básica). O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) considera Pimentel um dos 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional.