Bancário lança livro autobiográfico sobre trajetória de superação

5


O livro, “O Poder da Educação numa Trajetória de Superação” é uma obra autobiográfica, que apresenta uma narrativa sobre a trajetória de vida do escritor José Cavalcante Ribeiro, empregado aposentado da Caixa Econômica Federal. A obra contém uma síntese dos fatos essenciais e mais importantes ocorridos, em linguagem simples e acessível a todos os leitores.


A história faz uma retrospectiva das atividades exercidas na jornada profissional do bancário aposentado, começando pelo trabalho na agricultura iniciado aos oito anos de idade, passando em seguida pelo ofício de sapateiro e posteriormente para a profissão de padeiro. Atuou como professor na escola pública e depois trabalhou como funcionário público do Governo do Distrito Federal. Por último, foi empregado da Caixa Econômica Federal por 32 anos.


Para chegar à Caixa, emprego que lhe deu estabilidade financeira, enfrentou adversidades, segundo ele, quase intransponíveis, as quais estão descritas ao longo da história. Porém nada fez com que ele desistisse de perseguir seu sonho adolescente de ser bancário, nutrido desde os 15 anos de idade. “Isso mostra que nada impede de se realizar aquilo que se quer de verdade, desde que se busque incessantemente e se lute para alcançar nossos objetivos”, disse o escritor.


“Além do já descrito, essa história enaltece o poder da educação como instrumento para mudar a vida das pessoas e ainda deseja inspirá-las a seguir o caminho certo, não o mais fácil, mas aquele que no final você se orgulhe de dizer: eu lutei e conquistei”, finalizou José Cavalcante Ribeiro.