Bancário realiza pesquisa científica sobre terceirização dentro da categoria

51


O bancário Gunter Gomes Vieira Neto, funcionário do Banco do Brasil de Uruburetama, graduando do curso de Administração de Empresas, na Universidade do Vale do Acaraú (UVA) em Itapipoca, é autor de uma pesquisa sobre terceirização no setor bancário.


O artigo “Terceirização no Setor Bancário: Causas e Consequências”, aborda a formação dos bancos e a evolução da terceirização dentro deles, como está sendo utilizada, quais suas causas, as devidas consequências, o que traz e que pode ocorrer com a terceirização, tudo com um embasamento teórico que o artigo pede. Acompanhe ao lado o resumo da pesquisa do bancário.


Para conferir a pesquisa na íntegra, acesse: http://goo.gl/20Cfok.



Artigo: Terceirização no Setor Bancário


Com o surgimento de um novo padrão de relação de trabalho e a implantação de uma nova moeda, criou-se uma trajetória de mudanças, de novas exigências e principalmente um aumento da terceirização no setor bancário e financeiro como um todo. Com uma crescente evolução histórica, as causas se dão pela adoção de novos modelos de produção e flexibilização do Direito do Trabalho, com isso, tal processo se tem caracterizado pela contratação de terceiros, seja física ou jurídica, para a realização das atividades, que em tese, não deveriam ser a atividade principal da empresa. Nos Bancos não é diferente, o consecutivo aumento desse fenômeno traz uma série de consequências, sejam boas ou ruins. Para funcionários, uma frágil relação de emprego, muitas vezes exploratória e com salários baixos, onde os terceirizados detêm os piores indicadores. Muitas vezes, como nos correspondentes bancários, eles mesmos se exploram, pois são famílias e parentes trabalhando. Para os bancos, uma redução dos custos, diminuição de clientes nas agências e obtenção de novos negócios, pagando menos e buscando cada vez mais. Desta forma, este estudo teve como objetivo geral compreender a terceirização, suas possíveis causas e consequências, com um estudo sistemático do tema.