Bancários cearenses elegem delegados à Conferência Regional

52

Reunindo cerca de 250 participantes, o Sindicato dos Bancários do Ceará realizou no último sábado, dia 27/6, o Encontro Estadual dos Bancários, em Fortaleza. Na ocasião, os trabalhadores discutiram campanha salarial, conjuntura econômica e elegeram os 47 delegados do Ceará para a IX Conferência Regional da FETEC/NE, também em Fortaleza, nos próximos dias 3, 4 e 5/7. Nessa eleição concorreram três chapas, sendo que a Chapa Unidade e Renovação para Avançar nas Conquistas, obteve 77,9% dos votos, elegendo 40 dos 47 delegados. A Chapa 7 de Setembro, obteve cerca de 15% elegendo 7 delegados. A Chapa Oposição Unida obteve 9,7% dos votos não elegendo nenhum delegado à Conferência Regional.


Inicialmente, o economista e professor da Universidade Federal de Alagoas, Cícero Péricles, fez uma exposição sobre a crise econômica mundial e o sistema financeiro nacional. De acordo com ele, essa foi a crise mais forte desde 1929 que atingiu o mundo de forma sistêmica, trazendo escassez do crédito, desvalorização dos ativos financeiros e quebra de importantes ícones da economia mundial. “O Brasil entrou na crise de forma mais leve, pois apresentava uma estabilidade considerável na época que a crise estourou, em setembro de 2008. Atribui-se isso o fato de o País ter controlado a inflação, o crescimento firme da economia, o fortalecimento do mercado interno e o equilíbrio da balança comercial brasileira”, analisa.

Já o secretário de Organização da Contraf-CUT, Miguel Pereira, falou sobre os principais temas a serem abordados este ano durante a Campanha Salarial: emprego, remuneração, saúde e condições de trabalho, previdência complementar e estratégias e planejamento da Campanha 2009. “A Campanha Salarial não envolve somente a luta salarial, mas a disputa contra o sistema capitalista. Esse é o momento de iniciar os debates para a Campanha, que devem ser afunilados até a Conferência Nacional dos Bancários, que acontece de 16 a 18/7, em São Paulo”, explica.

CONFERÊNCIA REGIONAL – No próximo fim de semana (3 a 5/7), no Ponta Mar Hotel, em Fortaleza, acontece a IX Conferência Regional dos Bancários, realizada pela FETEC/NE. Os principais temas a serem debatidos durante o encontro são: conjuntura nacional, segurança bancária, previdência complementar e estratégias/mobilização para a Campanha Salarial 2009.