Bancários conquistam avanços na luta contra discriminação

84

Os trabalhadores do sistema financeiro conquistaram na última semana um importante avanço na luta contra a discriminação nos bancos. Depois de muita pressão, a Fenaban se comprometeu a fazer o Mapa da Diversidade do Setor Bancário. O acordo foi fechado na terça-feira, dia 5/9, durante a reunião da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, em Brasília.

“Esse Mapa será feito banco a banco e depois consolidado em um único documento. Precisamos adequar a mesa temática a essa discussão para acompanharmos de perto a execução do Pacto pela Diversidade, que será assinado após a realização do Mapa”, destacou Neide Fonseca, diretora da Contraf-CUT e representante da Confederação na reunião da Comissão de Direitos Humanos.

Segundo o acordo, o Mapa investigará três itens essenciais: data de admissão, ascensão profissional e remuneração. Os dados serão analisados por gênero, raça, etnia e por geração. Os critérios serão discutidos com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e a execução será monitorada pela Comissão de Direitos Humanos.