Bancários da Caixa e do BB definem pauta específica do Ceará

55

    

Com debates para definição da pauta específica do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal foi realizado no último sábado, dia 15/5, o Encontro Estadual dos Funcionários do BB e Empregados da Caixa, no Ponta Mar Hotel. Na abertura do evento, os representantes dos dois maiores bancos públicos do País, lotados no Ceará, participaram da palestra sobre conjuntura nacional, com o mestrando em Políticas Públicas, Vicente Flávio. E, ao final do Encontro, os bancários elegeram da base, os 8 delegados do BB e 7 da Caixa para os congressos nacionais dos funcionários dos dois bancos, que acontecerão no final deste mês.


O destaque à importância do Encontro foi dado pelo presidente do Sindicato dos Bancários do Ceará e representante da Comissão de Empresa do BB, Carlos Eduardo Bezerra. Em sua fala na abertura lembrou, que “essa é a hora de serem apresentadas nossas reivindicações e anseios. Com a ampla participação de todos podemos construir uma pauta forte para a campanha salarial da categoria deste ano”.


Marcos Saraiva, diretor do Sindicato e representante da Comissão Executiva de Empresa da Caixa, lembrou que “a mobilização da categoria é decisiva para o sucesso da nossa Campanha Salarial deste ano. Os banqueiros apostam na nossa divisão e o nosso desafio é manter uma frente única para irmos ao enfrentamento com o governo e com o patronato privado”.


Na palestra de abertura do Encontro, Vicente Flávio, na sua análise de conjuntura, destacou as condições econômicas, políticas e culturais no mundo globalizado, as experiências de países como Venezuela e Equador, a nova ordem mundial e a experiência brasileira do governo Lula, enfatizando os limites e as possibilidades.


Em seguida foram debatidos os pontos da pauta específica. Os funcionários do Banco do Brasil debateram os encaminhamentos das mesas temáticas de negociação; saúde e condições de trabalho; o papel do Banco do Brasil e o Sistema Financeiro Nacional; Plano de Carreira, Cargos e salários (PCCS), Remuneração e Jornada e organização do movimento. Ao final, foram eleitos os 8 representantes do Ceará para a delegação que irão para o 21º Congresso Nacional dos Funcionários do BB, que ocorre nos dias 28, 29 e 30/5, em São Paulo.


Já os empregados da Caixa Econômica Federal tiveram como temas centrais dos debates, o papel da Caixa no desenvolvimento social do Brasil; a organização do movimento; isonomia; carreira; jornada de trabalho; Funcef/Prevhab; aposentados; saúde do trabalhador; Saúde Caixa; segurança bancária; reestruturação da Caixa e correspondentes bancários. Ao final, os participantes também elegeram os 7 representantes da delegação cearense que irão participar do 26º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa (Conecef), que acontece também de 28 a 30/5, em São Paulo.