Na abertura do evento, dia 25/4, os representantes da FETEC/NE e de cada sindicato participante defenderam a unidade da categoria, não só durante a campanha salarial, mas em todas as lutas. “É necessário construir a unidade e mantê-la para fazer uma luta sólida em defesa dos trabalhadores”, afirmou o presidente da federação, Lucius Fabiani.
O Congresso teve prosseguimento no sábado, dia 26/4, com o balanço da FETEC e as discussões sobre conjuntura nacional pela manhã. Os participantes defenderam ainda a mesa única de negociação, acreditando ser essa a melhor estratégia para conseguir avanços concretos no enfrentamento contra os banqueiros.
Durante a tarde houve uma mesa temática sobre campanha salarial. Participaram representantes do BNB, BB, bancos privados e Caixa Econômica. A diretora do SEEB/CE e funcionária do BNB, Carmen Araújo, ressaltou como positiva a criação da mesa de negociação permanente com a direção do banco. Já o diretor Carlos Eduardo, do BB, citou os acordos da Previ e da Cassi como grandes conquistas dos trabalhadores do banco.
O momento mais esperado do encontro aconteceu no fim da tarde. A eleição da nova diretoria da FETEC/NE deu-se no auditório lotado e foi disputada por duas chapas: Chapa 1 – Por uma Fetec Plural e Chapa 2 – Fetec cada vez mais forte. A primeira recebeu 29 votos e a segunda 103. O atual presidente da federação, Lucius Fabiani, continuará à frente da entidade.