BANCÁRIOS DEBATEM SAÚDE DO TRABALHADOR E IGUALDADE DE OPORTUNIDADES

78


O Comando Nacional dos Bancários participou de duas reuniões na semana passada para debater pontos pertinentes para a categoria relacionados à saúde e igualdade de oportunidades.


Na terça-feira, 9/4, o Comando debateu os principais pontos de adoecimento da categoria. O compromisso foi firmado na mesa temática de Saúde do Trabalhador, que reuniu, em São Paulo, o Comando, o Coletivo Nacional de Saúde e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban).


O movimento sindical iniciou a reunião com uma explanação sobre as más condições de trabalho vivida nos bancos, que mostram a real necessidade de ações preventivas. Os bancários reivindicam acesso aos dados de afastamento, para poder pensar medidas preventivas em conjunto com os bancos, principalmente relativas às metas e assédio moral. O movimento sindical também quer debater sobre as condições de saúde dos trabalhadores em plataformas digitais. A próxima reunião para começar a discutir efetivamente as possibilidades de prevenção ficou marcada para o dia 22/5.


IGUALDADE – No dia 10/4, o Comando Nacional esteve reunido com a Fenaban para debater igualdade de oportunidades, principalmente o 3º Censo da Diversidade Bancária. A proposta do Comando é de realização de um programa de capacitação da categoria sobre questões de diversidade como complementação do Censo. Um Grupo de Trabalho compostos por pessoas indicadas pela Fenaban e pelo Comando vai tratar de detalhes sobre os conteúdos, materiais e mídias a serem utilizados para a formação dos bancários. O dia da primeira reunião ainda não foi definido, mas o indicativo é para maio.


A campanha de sensibilização da categoria e da sociedade sobre as questões da diversidade está prevista para começar em junho e se prolongará até outubro, quando se encerrará a fase de questionário, que tem previsão se iniciar no final de agosto. Os resultados serão tabulados e analisados entre novembro e janeiro e os resultados serão divulgados em fevereiro de 2020.