Bancários deliberam sobre minuta de reivindicações 2009

63

O Sindicato dos Bancários do Ceará convoca todos os associados de sua base para uma assembleia geral extraordinária no próximo dia 29/7, na sede da entidade (Rua 24 de Maio, 1289 – Centro).


Na pauta a discussão e deliberação sobre a aprovação ou retificação da minuta de reivindicações dos bancários aprovada durante a 11ª Conferência Nacional dos Bancários. A assembleia acontece em primeira convocação às 18h30 e às 19h, em segunda convocação.


Além da aprovação da minuta, os bancários do Ceará devem autorizar a diretoria do Sindicato a realizar negociações coletivas, celebrar convenção coletiva de trabalho, convenções/acordos coletivos aditivos, bem como convenção/acordo de PLR e, caso sejam frustradas as negociações, defender ou instaurar dissídio coletivo de trabalho. Durante a assembleia será deliberado também o desconto assis-tencial a ser feito nos salários dos bancários em razão da contratação a ser realizada, além de outros assuntos de interesse da categoria.


“É importante que toda a categoria compareça a essa assembleia, pois esse será o pontapé inicial da nossa campanha salarial. Assim, estaremos mostrando aos banqueiros a nossa força e a nossa mobilização”, convoca o presidente do Sindicato dos Bancários do Ceará, Marcos Saraiva.

Principais eixos da Campanha Salarial

AUMENTO REAL – Índice de reajuste de 10% para todas as verbas.

PLR MAIOR – Pagamento de três salários mais R$ 3.850,00 a título de Participação nos Lucros e Resultados (PLR). Os bancários também aprovaram a proposta de contratação total da remuneração da categoria, incluída a parte variável.

VALORIZAÇÃO DOS PISOS – Piso salarial de escriturário baseado no salário mínimo do Dieese, de R$ 2.047,00.

PLANO DE CARREIRA – Criação de um Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS) para todos os bancos, com o acompanhamento dos sindicatos.

PRESERVAÇÃO DO EMPREGO – Novas contratações, fim das terceirizações, garantia de emprego inclusive durante os processos de fusão, luta pela ratificação da Convenção 158 da OIT que proíbe dispensas imotivadas, acabar com as demissões por justa causa em função de endividamento, respeito à jornada de trabalho, além da ampliação do auxílio-educação para todos e a licença-maternidade de seis meses.

SINDICATO DOS EMPREGADOS EM ESTABELECIMENTOS BANCÁRIOS NO ESTADO DO CEARÁ


EDITAL DE CONVOCAÇÃO


O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários no Estado do Ceará, inscrito no CNPJ sob o nº 07.340.953/0001-48 e Registro Sindical sob o nº 208.327-59, por seu presidente, abaixo assinado, convoca todos os empregados em estabelecimentos bancários dos bancos públicos e privados, sócios e não sócios, da sua base territorial, para a Assembléia Geral Extraordinária que se realizará dia 29 de julho de 2009, às 18h00min, em primeira convocação, e às 19h00min, em segunda convocação, na Rua 24 de Maio, 1289, Centro, Fortaleza-CE, para discussão e deliberação acerca da seguinte ordem do dia:


1. Discussão e deliberação sobre aprovação ou retificação da minuta de pré-acordo de negociação e minuta de reivindicações da categoria bancária 2009 aprovada na 11ª Conferência Nacional dos Bancários;


2. Autorização à diretoria para realizar negociações coletivas, celebrar convenção coletiva de trabalho, convenções/acordos coletivos aditivos, bem como convenção/acordo de PLR e, frustradas as negociações, defender-se e/ou instaurar dissídio coletivo de trabalho, bem como delegar poderes para tanto;


3. Deliberação sobre desconto a ser feito nos salários dos empregados em razão da contratação a ser realizada;


4. Outros assuntos de interesse da categoria profissional


Fortaleza, 24 de julho de 2009.

Marcos Aurélio Saraiva Holanda – Presidente