Bancários devem denunciar dificuldades quanto à concessão do abono assiduidade

80


O Sindicato dos Bancários do Ceará tem recebido várias denúncias de funcionários comunicando dificuldades na concessão do benefício do abono assiduidade, conquista da Campanha Nacional dos Bancários 2013.


“Alguns bancos não estão reconhecendo o direito conquistado durante a greve passada e estão criando dificuldades para conceder o benefício. Os bancários não devem se calar e precisam denunciar para que possamos tomar nossas providências urgentes”, explica o diretor do Sindicato, José Eduardo Marinho.


“É preciso que os bancos assimilem esse novo direito dos trabalhadores e passem a criar uma escala para a concessão do benefício, como o fazem no caso do gozo das férias. Agora queremos deixar claro que cobraremos o cumprimento da cláusula do abono assiduidade, pois se os bancos assinaram o acordo, este deve ser cumprido”, esclarece o presidente do Sindicato dos Bancários, Carlos Eduardo Bezerra.


Canal de denúncia – O Sindicato criou um canal de denúncia para que o bancário relate possíveis irregularidades ou dificuldades na concessão do abono assiduidade. Basta acessar www.bancariosce.org.br e relatar o acontecido. O bancário não precisa se identificar, mas é de suma importância que identifique o seu local de trabalho. Você pode denunciar também através do e-mail abonoassiduidade@gmail.com, onde também pode tirar dúvidas sobre o benefício.


O que é o abono assiduidade – O direito concede à categoria um dia de folga remunerada para fazer o que quiser caso o bancário não tenha falta injustificada entre 1º de setembro de 2012 e 31 de agosto de 2013. É necessário também que o funcionário tenha no mínimo um ano de vínculo empregatício com o banco. Entretanto, a instituição financeira que já concede qualquer outro benefício que resulte em folga, como “faltas abonadas”, “abono assiduidade”, “folga de aniversário”, fica desobrigado do cumprimento dessa cláusula. É o caso, por exemplo, do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e BNB. Para saber se seu banco concede algum tipo de benefício, consulte o link de acordos coletivos no site do Sindicato (www.bancariosce.org.br/acordos_coletivos.php).


O dia de ausência remunerada tem de ser tirado até o próximo dia 31 de agosto.