Bancários discutem emprego com o banco

117


A Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú se reuniu com o banco, no dia 18/4, para discutir a manutenção do emprego dos funcionários do Citibank, incorporado ao Itaú. Foi criado um Grupo de Trabalho para discutir a questão do emprego (demissões e contratação), da realocação e requalificação.


A reunião também debateu os avanços para o Programa de Oportunidade de Carreira (POC).  E o banco revelou que aprimorou o sistema e agora é possível segmentar a busca de vagas disponíveis por estado, cidade e região.


GT DE SAÚDE – Antes do encontro com o COE, o banco se reuniu com o GT de Saúde e aceitou avaliar o limite do desconto das dívidas referentes ao adiantamento de salário dos casos de afastamento por questão de saúde, com o limite em 30% dos salários e em 50% da PLR. Mas, não é possível ainda divulgar que o banco aceitou isso, pois foi aceito na mesa, mas será levado para o banco validar e assinar um termo.


Debatido também o retorno ao trabalho após alta. O banco não aceita incorporar no Acordo a cláusula de estabilidade, ponto fundamental para os representantes dos trabalhadores, que pedem ainda a exclusão do processo de avaliação enquanto o bancário estiver no programa de readaptação.


“Nesse momento de ataque aos direitos dos trabalhadores, em especial contra os já conquistados ao longo do tempo, é importante a defesa do emprego e a defesa intransigente de todas as nossas conquistas”
Ribamar Pacheco, diretor do Sindicato e representante da Fetrafi/Ne na COE Itaú