Bancários do BB e Caixa Econômica se reúnem em São Paulo, de 15 a 17/6

50

Os bancários do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal se reúnem em Guarulhos (SP), entre os dias 15 e 17/6, durante a realização do 23º Congresso Nacional dos Funcionários do BB e do 28º Congresso Nacional dos Empregados da CEF (Conecef). A data foi definida na sexta-feira (4/5), durante a reunião do Comando Nacional dos Bancários, coordenado pela Contraf-CUT.

Banco do Brasil– A Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB), que assessora a Contraf-CUT nas negociações com o banco, determinou também os quatro eixos temáticos que pautarão as discussões do encontro: remuneração e condições de trabalho (incluindo questões como plano de cargos e comissões, piso, jornada de trabalho, metas e remuneração variável); Saúde e Previdência (Cassi, Previ, plano odontológico, Fusesc, Economus, Segurança Bancária, comitês de ética, entre outros); organização do movimento (formas de mobilização, delegados sindicais e organização no local de trabalho, Conselho de Usuários da Cassi etc.); e Banco do Brasil e o Sistema Financeiro Nacional (crédito, metas de produtos financeiros, terceirização e correspondentes bancários e Internacionalização).


O prazo para a realização de assembleias e encontros para eleição de delegados vai até o dia 10/6. Será eleito um delegado para cada 300 trabalhadores do Banco do Brasil na base sindical ou fração maior ou igual a 150. As federações podem indicar ainda observadores, sem direito a voto, até o máximo de 5% da delegação efetiva. Serão considerados delegados natos os membros efetivos da Comissão de Empresa.


O prazo para inscrição das teses vai até o dia 18/5. Já as inscrições de delegados devem ser feitas pelas federações até o dia 11/6, às 18h, na secretaria da Contraf-CUT.


Conecef – Os delegados para o 28º Conecef serão eleitos em fóruns preparatórios de caráter regional ou estadual, na proporção de 1 para 300 empregados por estado, garantindo a cota de gênero de 30% e a representação de aposentados, de acordo com o comunicado da Contraf-CUT enviado aos sindicatos e federações.


Os temas que estarão em debate serão: organização do movimento; Saúde do Trabalhador/Condições de Trabalho/Saúde Caixa; Funcef/Aposentados; segurança bancária; representação dos Trabalhadores no Conselho de Administração da Caixa; jornada/Sipon/Isonomia e contratação e papel da Caixa.


As inscrições de teses devem ser feitas até o dia 31/5. Já o limite para a realização dos fóruns preparatórios é até o dia 10/6. As inscrições de delegações podem ser feitas até 11/6, enviadas para a Contraf-CUT.