Bancários do Nordeste aprovam defesa do emprego e dos bancos públicos, e aumento real

48


A defesa dos bancos públicos, do emprego, dos direitos dos bancários e da democracia foram os principais temas abordados durante a V Conferência Regional da Fetrafi-NE, realizada durante os dias 8, 9 e 10/7, na Ilha de Itamaracá (PE). Os bancários do Nordeste aprovaram ainda a reivindicação de 5% de aumento real mais a reposição da inflação do período.


A Conferência contou com representantes de todo o Nordeste, da Contraf, CUT e CTB. Estiveram presentes pela Confederação, o presidente da entidade Roberto von der Osten, o secretário geral, Carlos Souza, o secretário de Políticas Sindicais, Gustavo Tabatinga, o secretário de Saúde, Walcir Previtale e a secretária da Juventude, Fabiana Proscholdt.


Abertura – Durante a abertura da Conferência, na noite de 8/7, o jornalista Renato Rovai, editor da revista Fórum, fez uma avaliação do cenário político e econômico que resultou no impedimento da presidenta Dilma Rousseff. Para o especialista, não há dúvidas de que se tratou de um golpe parlamentar e judiciário. Ele analisa ainda que o governo e os partidos de esquerda não se atentaram para o crescimento de uma campanha midiática de ódio nas redes sociais contra sindicatos, movimento sociais e as pessoas mais pobres.


Segundo dia – No dia 9/7, a Conferência teve prosseguimento com uma análise de conjuntura realizada pelos técnicos do Dieese, Jaqueline Natal e Fernando Benfica. Eles avaliaram o cenário político e econômico e analisaram ainda as dificuldades que a categoria bancária já enfrenta com o advento das novas tecnologias e com o avanço do uso dos canais digitais, o que tem um reflexo direto para o emprego bancário. À tarde, os bancários se reuniram em grupos para debater Emprego; Saúde do trabalhador, segurança bancária e condições de trabalho; e Remuneração. Ao final do dia, os delegados elegeram os participantes do Nordeste à Conferência Nacional dos Bancários, marcada para 29, 30 e 31/7, em São Paulo.


Encerramento – A plenária final aconteceu durante a manhã do dia 10 quando os bancários do Nordeste deliberaram sobre suas reivindicações à Conferência Nacional. Foi aprovada ainda uma moção pelo fim da cultura do estupro.


PRINCIPAIS DELIBERAÇÕES


Emprego

* Reposição de vagas em casos de Plano de Demissão Voluntária (PDV) ou de Planos de Incentivos à Aposentadoria;

* Jornada de 6h para todos;

* Promoções aplicadas de imediato;

* Mais contratações;

* Pré-aposentadoria: ampliação do período de 2 para 5 anos;

* Política permanente de conscientização pela manutenção do emprego.


Remuneração

• Índice: 5% de aumento real mais inflação;

• Piso salarial do Dieese;

• Melhorias nos programas de Renda Variável e PLR.


Saúde, Segurança Bancária e Condições de Trabalho

* Fim da imposição de metas;

* Acesso dos sindicatos ao PCMSO;

* Direito dos sindicatos acompanharem funcionários em fase de reabilitação;

* Campanha de conscientização sobre saúde e segurança;

* Estudo sobre novas tecnologias na saúde do trabalho

* Campanha de prevenção de doenças ocupacionais.