Bancários entregam pauta de reivindicações

56


O movimento sindical entregou à direção do HSBC a pauta de reivindicações específicas. O documento apresentado ao banco no dia 19/6, foi elaborado a partir das discussões aprovados no Encontro Nacional dos Funcionários, realizado em Curitiba nos dias 15, 16 e 17 de junho. A primeira rodada de negociações está marcada para dia 2/7.


A pauta de reivindicações completa contém 42 cláusulas a serem negociadas com a instituição britânica. Remuneração, emprego e saúde, além de condições de trabalho são alguns dos temas contemplados. Os problemas vividos pelos funcionários são muitos, mas estão priorizados o fim das demissões, o assédio moral e a cobrança por metas desumanas.


Além dos temas citados pela dirigente serão discutidos a implantação de dispositivos de garantia de emprego, bem como a contratação urgente de mais bancários; o fim das terceirizações; um plano de cargos e salários (PCS) para acabar com a atual distorção salarial entre os funcionários que ocupam os mesmos cargos; a implantação de uma nova tabela salarial que preveja, entre outras pontos a antiguidade e critérios de evolução vertical na empresa; a revisão dos programas de remuneração variável (PPR); o tratamento dispensado aos acometidos por doenças ocupacionais, afastados ou não do trabalho; e plano de saúde.


O calendário acertado no encontro com o banco é o seguinte: 2 de julho: primeira rodada de negociação; 30 de julho: segunda rodada; 31 de julho: em caso de necessidade, conclusão dos debates do dia anterior.


A expectativa das entidades sindicais é de que haja efetividade no processo negocial e que já na próxima negociação o HSBC traga respostas às reivindicações apresentadas.