Bancários entregam pauta específica ao Bradesco

15


A Contraf-CUT, federações e sindicatos entregaram na quarta-feira, 17/4, à direção do Bradesco, em Osasco (SP), a pauta específica de reivindicações dos trabalhadores do banco, que incluem PCCS/Remuneração, programa de reabilitação profissional, saúde e condições de trabalho, parcelamento do adiantamento de férias, vale cultura e auxílio-educação.


A pauta de reivindicações foi definida no Encontro Nacional dos Funcionários do Bradesco, organizado pela Contraf-CUT entre os dias 2 e 4/4 em Atibaia, no interior de São Paulo.


“Dirigentes sindicais do Bradesco de todo o País trouxeram para o encontro os anseios dos bancários de suas bases, manifestadas em encontros locais e regionais. Foi um processo democrático de construção da pauta de reivindicações que culminou com a elaboração do documento”, afirma Elaine Cutis, diretora da Contraf-CUT e coordenadora da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Bradesco.


As principais reivindicações – A pauta de reivindicações aprovada no Encontro Nacional traz a manutenção de reivindicações históricas dos funcionários do Bradesco, assim como novos temas. Os principais são:


• Vale cultura (lei 12.761/2012) – A concessão aos funcionários desse benefício sancionado pela presidenta Dilma Rousseff, conhecido como Programa de Cultura do Trabalhador, destinado a fornecer meios para o exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura.


• Parcelamento do adiantamento de férias (de forma voluntária e dividida em até 10 vezes sem juros) – Benefício já existente no Santander, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e outros bancos. Tem como objetivo não deixar os bancários praticamente sem salário quando voltam das férias.


• Construção de acordo específico do Programa de Reabilitação Profissional (Cláusula 43ª da CCT).


• Negociação sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), a fim de estabelecer um novo modelo, construído coletivamente com as representações dos trabalhadores.


Além desses, a minuta é composta ainda de temas recorrentes dos anos anteriores como auxílio-educação, plano de saúde, segurança bancária, dentre outros.