Bancários escolhem delegados sindicais nos bancos públicos

57

O Sindicato dos Bancários do Ceará realizou nos dias 25 e 26/11 eleição complementar para delegados sindicais do Banco do Brasil, Banco do Nordeste do Brasil e Caixa Econômica Federal. O mandato será até o dia 31/5/2009.


Para a Caixa Econômica Federal foram eleitos cinco delegados na capital e nove no interior. No Banco do Nordeste foram eleitos nove delegados sindicais na capital e cinco no interior. Já os funcionários do Banco do Brasil elegeram 11 delegados na capital e 21 no interior.


Os delegados sindicais têm como função estabelecer, manter e desenvolver contato permanente entre a base e o Sindicato, para que a luta pelos direitos e conquistas dos empregados seja efetivada. Os diretores da entidade ressaltam que é importante a ampla participação nas eleições em todas as unidades, o que garante legitimidade ao processo eleitoral.


O empregado eleito para o cargo de delegado sindical não poderá ser impedido do exercício de suas funções, nem transferido para lugar que dificulte ou torne impossível o desempenho das suas atribuições sindicais. Além disso, é vedada a dispensa do empregado a partir do registro de sua candidatura ao cargo e, se eleito, até um ano após o final do mandato.