BANCÁRIOS FORTALECEM A UNIDADE E PRIORIZAM A DEFESA DE DIREITOS

70


A 21ª Conferência Nacional dos Bancários aprovou, no domingo (4/8), as resoluções que vão nortear o movimento sindical bancários no próximo período. Os textos são resultados dos debates durante os três dias de evento, que reuniu mais de 600 delegados sindicais, 395 homens e 209 mulheres, em São Paulo.


Os delegados aprovaram resoluções importantes em defesa da soberania nacional, do emprego e contra as privatizações. Também foi aprovado um calendário de lutas, muito importante para a mobilização e o engajamento da categoria bancária, além da defesa da mesa única, da CCT e dos acordos coletivos nacionais, reafirmando a importância da unidade nacional da categoria.


MOÇÕES – As moções aprovadas tratam da defesa da Amazônia; contra a Polícia de São Paulo e o governador João Dória; pela derrota das políticas de Bolsonaro; pela soberania nacional; em repúdio a tortura e seus defensores; contra o uso de agrotóxico; em defesa da democracia; contra a prisão de Preta Ferreira e os outros cinco militantes do movimento de moradia; pela cota mínima de mulheres; e pela liberdade imediata do companheiro Daniel Ruiz.


CALENDÁRIO – Os delegados aprovaram a participação nas atividades do calendário de luta das centrais sindicais, como as manifestações contra a reforma da Previdência (6/8) e em defesa da Educação (13/8).


CONFIRA AS PRINCIPAIS RESOLUÇÕES DA 21ª CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BANCÁRIOS


• Mobilizações contra a Reforma da Previdência e contra a MP 881, que libera o trabalho aos sábados e domingos e feriados;


• Em defesa da unidade da categoria bancária e da mesa única de negociação, do emprego e contra as privatizações;


• Em defesa da saúde, da soberania nacional, e da liberdade de imprensa e apoio ao jornalista Glenn Greenwald;


• Pela apuração dos mandantes da morte de Marielle Franco;


• Em defesa da liberdade do ex-presidente Lula, que é um preso político e não teve julgamento justo;


• Definição do calendário de lutas.


CALENDÁRIO DE LUTAS ESPECÍFICAS


BANCO DO BRASIL

9/8 – Dia Nacional de Luta contra a reestruturação;

22/8 – Dia de Luta pela Cassi;

Setembro – Plenária e atividades em locais de trabalho em defesa da Cassi; Encontro Nacional sobre a Cassi; Abaixo-assinado contra a cobrança de 1/24 avos acumulado e aumento da coparticipação na Cassi.


CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

14/8 – Atos pelo Saúde Caixa;

4/9 – Atividades contra a reestruturação e em defesa do Saúde Caixa;

7/10 – Apoiar a luta pela moradia

• Campanha Nacional de defesa do Saúde Caixa para todos;

• Atuar junto a parlamentares defendendo a aprovação do PDC 956/2008, da deputada Érica Kokay, que susta a resolução 23 da CGPAR;

• Campanha contra o fechamento de unidades;

• Audiência Pública em todos os estados e municípios em defesa dos bancos públicos;

• Aproveitar o público que está indo às agências da Caixa para sacar o FGTS e fazer campanhas em defesa dos bancos públicos e do FGTS.