Bancários iniciam preparativos da Campanha Nacional 2018

59


A categoria terá de estar unida e disposta para a luta na Campanha Nacional deste ano. Esse é o resumo dos principais temas debatidos na reunião do Comando Nacional dos Bancários, no dia 28/2, na sede da Contraf-CUT.  Na pauta do encontro, balanço dos bancos, estratégias, calendário de luta, homologações, contribuição sindical e eleições corporativas.


Durante a reunião foi debatido também o calendário de encontros de bancos estaduais, regionais e a III Conferência Nacional dos Financiários. A próxima reunião do Comando Nacional dos Bancários será realizada no dia 20 de março.


Abrindo o encontro, o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) fez uma apresentação sobre os dados de emprego no sistema financeiro e sobre os balanços dos bancos, com informações que vão ajudar os dirigentes do Comando na mesa de negociação.


Na sequência, o secretário de Assuntos Jurídicos da Contraf-CUT, Mauri Sergio Martins de Souza, relatou o debate da última reunião da Coordenação do Coletivo Jurídico da Contraf-CUT, realizada no dia 20/2, sobre o fim das homologações de rescisão contratual efetivadas pelos sindicatos, a contribuição sindical e o financiamento sindical.


O Comando Nacional orienta os sindicatos a debaterem com suas bases a sustentação necessária para manter uma estrutura sindical combativa e de luta. E quanto à homologação, a orientação é para que as entidades acompanhem as rescisões onde elas aconteçam, que cataloguem os erros e suas frequências e repassem esses dados a Contraf-CUT.


“Este ano, possivelmente, a nossa Campanha Nacional será uma das mais complexas dos últimos anos. É preciso estarmos preparados e unidos, como nós bancários sabemos ser, para combater os ataques dos banqueiros”
José Eduardo Marinho, diretor de Imprensa do SEEB/CE