Bancários lançam Campanha 2015 no Centro de Fortaleza

8


“Exploração Não Tem Perdão” é o tema da Campanha Nacional dos Bancários 2015 lançada na quarta-feira, 26/8, em Fortaleza. Dirigentes do Sindicato dos Bancários do Ceará percorreram as agências do Centro, dialogando com os bancários e a população, divulgando as reivindicações da categoria e mobilizando-os para a luta que já ganhou as ruas de todo o País. As pautas dos bancários já foram entregues à Fenaban, Caixa, Banco do Brasil e Banco do Nordeste.


O tema “Exploração Não Tem Perdão” enfatiza a exploração dos bancos que penalizam os bancários com demissões, sobrecarga de trabalho, metas abusivas e assédio moral, e a sociedade com juros e tarifas exorbitantes. Nas faixas, as caveiras da Campanha 2015 lembram: os bancários estão “só o osso” com tanta exploração.


Este ano, o emprego é a prioridade. Os bancários querem garantia de empregos e mais contratações. Nos primeiros sete meses deste ano, os bancos que operam no Brasil fecharam 5.864 postos de trabalho.  Enquanto isso, os bancos seguem lucrando muito e mesmo assim demitindo. Os cinco maiores bancos (Banco do Brasil, Caixa, Bradesco, Itaú e Santander) lucraram juntos no primeiro semestre de 2015, R$ 29,8 bilhões, 20% mais que nos seis primeiros meses de 2014.


No lançamento da Campanha 2015, na Capital cearense também foram denunciados através de cartazes, os “Sete Pecados do Capital”: assédio moral, discriminação, ganância, irresponsabilidade, mentira, ostentação e terceirização.  Nas agências, os diretores do Sindicato fizeram intervenções, ressaltando o mote da campanha deste ano “Exploração Não Tem Perdão”, onde o emprego é a prioridade, e pedindo apoio e solidariedade da sociedade à luta da categoria.