Bancários querem a retomada do processo de negociações

50


A Contraf-CUT, federações e sindicatos querem a retomada do processo de negociações permanentes com o Santander, conforme estabelece o acordo aditivo à convenção coletiva dos bancários, assinado no dia 11/9, em São Paulo.


“Já cobramos do Santander a marcação de um calendário de reu-niões, incluindo o Comitê de Relações Trabalhistas e o Fórum de Saúde e Condições de Trabalho”, afirma o funcionário do banco e secretário de imprensa da Contraf-CUT, Ademir Wiederkehr. Trata-se de dois importantes espaços de negociação e debates com o banco, utilizados pelo movimento sindical para buscar soluções aos problemas dos trabalhadores, como o emprego.


Eleições democráticas no SantanderPrevi – Os funcionários também solicitaram a reinstalação do Grupo de Trabalho do SantanderPrevi, o antigo HolandaPrevi, a fim de continuar os debates para construir um processo eleitoral democrático e transparente, diferente do que existe hoje e desconhecido pela grande maioria dos mais de 40 mil participantes do fundo de pensão dos funcionários do Santander.


Conforme a cláusula 36ª do aditivo, o objetivo é assegurar a possibilidade de candidaturas dos participantes com ampla e prévia divulgação dos critérios de elegibilidade e publicidade em todas as áreas. O prazo para a conclusão dos trabalhos é de 60 dias a contar da assinatura do aditivo, isto é, até 11 de novembro.


Os bancários querem  ainda iniciar os debates sobre a nova cláusula 33ª do aditivo, que trata da igualdade de oportunidades. O banco se comprometeu a apresentar anualmente os dados estatísticos constantes do seu balanço social para fins de acompanhamento e avaliação.


Ponto eletrônico – A Contraf-CUT também está retomando o debate com o Santander para firmar um acordo coletivo sobre “Sistema Alternativo Eletrônico de Controle de Jornada de Trabalho, em conformidade com a Portaria nº 373, de 25/02/2011”.


“O objetivo do movimento sindical é garantir o registro correto da jornada de trabalho dos funcionários do banco”, destaca o diretor do Sindicato dos Bancários do Ceará, Eugênio Silva.


Ele informa ainda que nas próximas semanas, a Contraf-CUT deve convocar uma reunião dos integrantes da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Santander para discutir o assunto, a partir dos debates nos estados. Além disso, a entidade quer agendar uma reunião com os representantes do banco para que seja feita uma nova apresentação do ponto eletrônico ao movimento sindical, visando esclarecer dúvidas e resolver os problemas existentes.  Acordos com a mesma finalidade já foram assinados pela Contraf-CUT, federações e sindicatos com o Bradesco e recentemente com o Itaú.