Bancários reivindicam antecipação do pagamento da PLR

51


O Banco do Brasil anunciou que vai divulgar o balanço com o resultado do quarto trimestre de 2015 no dia 25/2. A Comissão de Empresa dos Funcionários do BB da Contraf-CUT está reivindicando a antecipação do pagamento da PLR. Pelo Acordo do BB, o pagamento da PLR deve ocorrer até dez dias úteis após a distribuição de dividendos aos acionistas.


De 2010 a 2015, o banco antecipou o pagamento atendendo a reivindicação dos trabalhadores e creditando o valor no mesmo dia ou logo após a distribuição dos dividendos. Os bancários reivindicam que isso aconteça também em 2016.


Luta histórica – Enquanto os bancários de bancos privados começaram a receber a PLR a partir de 1995, no BB foi somente a partir de 2003. Antes, não havia negociação, o banco se negava a discutir a pauta dos funcionários. Outra conquista veio em 2013, com a redução do Imposto de Renda sobre a PLR, após intensa mobilização dos trabalhadores. São isentos do imposto de renda valores de até R$ 6 mil recebidos e diminuiu a tributação sobre as outras faixas salariais.


“Foi com muita luta que conseguimos avançar e até mesmo estender o pagamento para funcionários afastados por doença do trabalho. A PLR é uma conquista da nossa mobilização”
Jannayna Lima, diretora do Sindicato e funcionária do BB