Bancários são chamados a votar no plebiscito

49


O Sindicato dos Bancários do Ceará chama os bancários a votarem no Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana sobre o Sistema Político, também conhecido como Plebiscito da Reforma Política. A consulta, organizada pela CUT e movimentos sociais, ocorrerá durante esta semana, entre 1º e 7 de setembro. O SEEB/CE levará as urnas aos locais de trabalho, para facilitar o voto dos bancários.


No plebiscito, cada pessoa deverá votar respondendo a seguinte pergunta: “Você é a favor da convocação de uma constituinte exclusiva e soberana sobre o sistema político? ( ) SIM ( ) NÃO”.


Votos pela Internet – O plebiscito popular também vai receber votos pela internet, no endereço www.plebiscitoconstituinte.org.br. Uma ferramenta autenticadora de coleta de votos só aceitará votos de pessoas devidamente identificadas e não permitirá a participação em duplicidade.


Há uma profunda distorção entre o atual sistema eleitoral e as práticas de fortalecimento da democracia. Um dos principais desafios da reforma política é proibir o financiamento privado de campanhas eleitorais.  “A lógica empresarial tem contaminado as campanhas no Brasil. O Bradesco é um grande financiador de campanha. A Friboi é outra empresa, que tem mais de 20 parlamentares que receberam dinheiro em suas campanhas eleitorais”, denuncia a secretária de Políticas Sociais da Contraf-CUT, Andrea de Vasconcelos.


Congresso não representa o povo – Dados do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) apontam que dos atuais 594 parlamentares (513 da Câmara e 81 do Senado), eleitos em 2010, 273 são empresários, 160 compõem a bancada ruralista, 66 são da bancada evangélica e apenas 91 se definem como representantes dos trabalhadores. Um grande desafio é ter um Congresso, casas legislativas, câmaras e um executivo que reflitam a sociedade brasileira com a participação de mais mulheres, de negros, da população LGBT, entre outros.