Banco adia implantação dos comitês de acompanhamento

53

Aconteceu nestes dias 26 e 27/3 uma nova reunião do GT Saúde da Caixa Econômica Federal.


Um dos pontos debatidos foi a implantação dos comitês de acompanhamento de credenciamento e descredenciamento do Saúde Caixa. A criação desse instrumento já foi negociada com a Caixa, dependendo apenas da elaboração do regimento para ser efetivada. Em negociação anterior, a Caixa informou que havia recebido muitas sugestões de suas unidades e que precisaria sistematizá-las para dar início aos debates sobre o regimento.


Segundo as negociações realizadas até o momento, será criado um comitê para cada GIPES (área de pessoal descentralizada das regiões), formado por cinco empregados indicados pelas entidades sindicais e seus respectivos suplentes, além de empregados indicados pela GIPES.

Negociação dos normativos de saúde – Outro debate realizado foi a respeito do normativo RH 052, que trata de acidentes de trabalho. A norma foi negociada com a Caixa entre 2003 e 2004 e implantada em 2004. No entanto, a Caixa fez uma série de alterações unilaterais no texto, contrariando entendimento existente entre as partes na mesa principal de negociações de que todo normativo objeto de negociação não poderá ser alterado sem consulta aos trabalhadores.


Um dos pontos alterados diz respeito à obrigatoriedade de emissão de Comunicação e Acidente de Trabalho (CAT) em caso de suspeita de doença do trabalho. A Caixa eliminou a obrigatoriedade. Ficou acertado que os bancários farão formulações de acordo com seu entendimento para os pontos alterados e as encaminharão para a Caixa, dando continuidade ao processo negocial.

Nova reunião – Uma nova reunião do GT Saúde ficou agendada para os dias 27 e 28/5, quando serão debatidas mudanças em diversas normas, como: RH 025 (licença comum), RH 003 (PCMSO), RH 101 (procedimento em caso de afastamentos), RH 022 (bancários reivindicam a manutenção do cargo em comissão quando um empregado seja afastado por doença), RH 030 (CIPA), entre outros, além de questões relativas ao custeio do Saúde Caixa.