BANCO DO BRASIL LIDERA LISTA DE RECLAMAÇÕES DO BANCO CENTRAL

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O Banco do Brasil liderou o ranking de reclamações de clientes contra instituições financeiras no quarto trimestre de 2018. Santander e Bradesco figuraram na segunda e terceira posições, respectivamente. A relação compilada pelo Banco Central trimestralmente se refere aos bancos com mais de quatro milhões de clientes.


A primeira posição do BB reflete o sucateamento dos canais físicos do banco praticado nos últimos anos e a priorização do atendimento virtual, em um país onde parcela considerável da população não está familiarizada com a tecnologia do internet banking e mobile banking. Desde 2016, quando o governo Temer assumiu, o banco público cortou 10 mil vagas, por meio de dois planos de demissão voluntária – Programa de Aposentadoria Incentivada (PAI), em 2016, e Programa Extraordinário de Aposentadoria Incentivada (PEAI), em 2017 –; e encerrou as atividades de 670 unidades bancárias. A partir daquele ano, os canais virtuais passaram a ganhar mais protagonismo dentro de um banco que desempenha função social por ser uma instituição pública.


No período apurado no ranking (quarto trimestre de 2018), o Banco Central recebeu 1.585 queixas consideradas procedentes contra o BB, sendo a maioria delas relacionadas à “oferta ou prestação de informação a respeito de produtos e serviços de forma inadequada”, com 304 registros, seguida por “prestação de serviço de forma irregular em conta-salário”, com 144 ocorrências.


O RANKING – O ranking de reclamações é formado a partir das queixas do público registradas nos canais de atendimento do Banco Central. Participam do ranking, além dos bancos comerciais, os bancos múltiplos, os cooperativos, bancos de investimento, filiais de bancos comerciais estrangeiros, caixas econômicas, sociedades de crédito, financiamento e investimento e administradoras de consórcio. As listas se dividem entre aquelas instituições financeiras com mais ou menos de 4 milhões de clientes. Com esse cálculo, o BB liderou a lista com índice 24,98 reclamações para cada 1 milhão de clientes. Ao todo, a instituição tem 63,4 milhões de clientes. Em 2º lugar aparece o conglomerado Santander, com índice 24,04 e um total de 1.033 reclamações. O Santander soma 42,9 milhões de clientes. O conglomerado Bradesco vem em seguida, com índice 23,52 e um total de 2.262 reclamações, considerando um total de 96,1 milhões de clientes.