Banco pode vender seus ativos no País

21

Notícia divulgada pelo jornal Valor Econômico na sexta-feira, dia 20/10, trouxe certa apreensão aos trabalhadores do Santander Banespa. O periódico informa que o banco espanhol pode vender seus ativos no País.

Inicialmente a matéria relata a forma com que o Itaú acertou, em maio passado, a incorporação do BankBoston no Brasil, Chile e Uruguai.

Na seqüência, a jornalista diz que “altos executivos comentam que o Santander, por intermédio do banco de investimentos Goldman Sachs, apresentou uma proposta semelhante aos três maiores bancos privados – Bradesco, Itaú e Unibanco”.

Segundo a matéria, o Itaú já teria recusado o negócio em razão de sua recente parceria com o BankBoston. O Santander negou que haja qualquer proposta desse tipo. Entretanto, a jornalista afirma que sua fonte disse ter visto o documento.

Outro consultado ressaltou que o Santander tem hoje uma plataforma, uma infra-estrutura, muito maior do que o número de clientes. “É o que chamamos de capacidade ociosa na indústria”, explicou.

Os dirigentes das entidades sindicais e da Afubesp (Associação dos Funcionários do Grupo Santander Banespa, Banesprev e Cabesp) também foram pegos de surpresa com a informação vinculada pelo Valor Econômico. Nos próximos dias, deverão avaliar melhor o assunto antes de emitir um parecer.