Bancos abusam de você

48

Você sabe quanto gasta em tarifas bancárias? Pois tenha certeza de que não é pouco. Para ter uma idéia, os sete maiores bancos brasileiros ganharam R$ 46 bilhões em 2008 apenas em receitas de prestação de serviços, formadas principalmente por tarifas.


E os juros do cheque especial ou cartão de crédito, quanto consomem do seu orçamento? Não é pra menos, já que os bancos brasileiros cobram os maiores juros do mundo – sem brincadeira.


Com estes juros e estas tarifas, fica mais fácil entender como no primeiro semestre deste ano, em meio à crise mundial, os 21 maiores bancos brasileiros somaram lucro líquido de R$ 14,3 bilhões, a maior rentabilidade da economia brasileira no período.


Os juros e tarifas se mantiveram nesses patamares altíssimos durante toda a crise, prejudicando a retomada do crescimento econômico, a geração de empregos e o aumento da renda da população. E são estes mesmos bancos que vêm falar de “responsabilidade social” em suas peças de publicidade…


São estes abusos que os bancários de todo o Brasil estão denunciando nessa campanha salarial. Abusos que não têm apenas os funcionários dos bancos como vítimas, mas também clientes e toda a sociedade brasileira. São tarifas altíssimas, juros absurdos, filas intermináveis, péssimas condições de trabalho… enfim, descaso para todos aqueles que tornam possíveis os enormes lucros dos bancos.