Bancos precisam melhorar relacionamento com consumidores

81

O segmento bancário é um dos temas mais consultados no Serviço de Orientação do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), disse a advogada da entidade, Maíra Feltrin. “Sempre há alguma dúvida ou alguma reclamação com relação aos serviços bancários. Essa é uma relação que ainda precisa ser aprimorada”, recomendou.

Este ano, os consumidores ganharam uma batalha contra os bancos com o julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) que reconheceu a aplicação do Código de Defesa do Consumidor a essa relação cidadão-bancos. A principal reclamação feita ao Idec contra o sistema bancário está relacionada à questão de tarifa, informou a advogada. Ela engloba queixas contra a falta de informação sobre as tarifas aplicadas, valores e reajuste.

Não há uma estatística que mostre o volume de reclamações feitas diariamente pelos cidadãos contra o setor bancário em geral. Maíra Feltrin afirmou, contudo, que em termos de segmentos econômicos, os bancos estão entre os três mais consultados no Idec. Os outros são telefonia e planos de saúde.