BB ANUNCIA CORTE DE CARGOS, FUNÇÕES E REDUÇÃO DE SALÁRIOS

77


O Banco do Brasil anunciou na segunda-feira (29), mais uma reestruturação com cortes de 126 cargos e redução de pessoas. Desta vez a tesoura chega cortando funções nas áreas de Infraestrutura, Serviços e Operações, e ainda nas áreas de atacado. O Sindicato dos Bancários do Ceará critica a forma de comunicação das reestruturações no BB.


Ainda no calor do resultado da eleição presidencial, o Banco do Brasil continua com o seu processo de reestruturação permanente envolvendo agora as praças de Belo Horizonte, Brasília, Curitiba e São Paulo.


NOVOS CORTES – O anúncio tomou as unidades de surpresa e os Sindicatos foram comunicados diretamente pelos funcionários das áreas envolvidas. No mesmo dia, dirigentes sindicais se reuniram com as Gerências Regionais de Pessoas (Gepes) para colher as informações sobre a quantidade de funcionários prejudicados em cada cidade, bem como buscar soluções para a realocação dos mesmos. Na reunião, o banco informou que 126 cargos serão cortados e 66 funcionários deverão procurar realocação.


A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) critica a forma de comunicação das reestruturações no BB. “Não há nenhum tipo de consulta ou qualquer outro envolvimento dos Sindicatos e demais áreas do banco para permitir que sejam buscadas soluções antecipadas ao corte de cargos e redução das remunerações. Quando os Sindicatos são envolvidos antecipadamente a realocação se dá de maneira mais ágil e menos traumática”, disse Juvandia Moreira, presidenta da Contraf-CUT.


30 DIAS PARA REALOCAÇÃO – De acordo com a medida anunciada pelo banco, os funcionários terão até 30 dias para tentarem realocação antes da perda da função e da redução salarial. A partir dessa data terão um complemento para manutenção de salário que dura apenas quatro meses.


“Não consideramos pequena uma reestruturação que pode reduzir pela metade o salário de dezenas de pessoas. Mais uma vez, o banco anuncia uma reestruturação sem comunicar com antecedência os representantes dos trabalhadores. Os sindicatos têm papel fundamental no auxílio à realocação daqueles que forem afetados”
José Eduardo Marinho, diretor do Sindicato dos Bancários do Ceará