BB é notificado por descumprir acordo

119

O Sindicato dos Bancários do Ceará notificou o Banco do Brasil cobrando o cumprimento da cláusula nº 56 do Acordo Coletivo que determina que a empresa deveria apresentar uma proposta sobre a CASSI até o dia 31/12/2005. A notificação foi entregue dia 2/2, na SUPER/CE.

Os diretores do Sindicato lamentaram que o banco ainda não tenha regularizado a contribuição de 4,5% para os funcionários pós-98, não tenha assumido o pagamento dos dependentes indiretos e não tenha pago os atrasados sobre os abonos. Enfim, o banco insiste em não reconhecer sua responsabilidade com o custeio da instituição.

A Cassi ainda vai publicar suas demonstrações financeiras de 2005, mas os números devem mostrar déficit para o plano de associados. As causas do déficit são amplamente divulgadas e tem como origem fundamental a política de remuneração adotada pelo BB há alguns anos. Portanto, somente os recursos da contribuição do banco para os novos funcionários não resolvem o problema. Neste caso uma reforma estatutária poderia desenhar um novo modelo de custeio.

“Exigimos uma proposta satisfatória, caso isso não ocorra, o Sindicato se mobilizará para que o banco cumpra o Acordo Coletivo”, afirmaram os diretores do BB presentes ao evento.