Becistas autorizam Sindicato e Afabec a negociarem sobre a CABEC

60


Em assembleia realizada na terça-feira, 31 de maio, os becistas participantes da Cabec autorizaram o Sindicato dos Bancários do Ceará, juntamente com a Associação dos Funcionários Aposentados do BEC (AFABEC), a negociar com o Bradesco sobre a retirada do patrocínio da caixa.


O anúncio da retirada do patrocínio foi feita recentemente pelo banco privado e, durante a assembleia, foi informado que a lei complementar nº 109, de 29 de maio de 2001, que dispõe sobre o regime de previdência complementar, dá condições para o Bradesco tomar tal providência. Entretanto, a mesma lei determina que em casos como o da Cabec, deve haver negociação coletiva. “Havendo proposição de migração há a necessidade de negociação com as entidades representativas coletivamente”, explicou o diretor do Sindicato, Erotildes Teixeira. Segundo o dirigente, ainda não há qualquer análise técnica formalizada sobre a proposta de migração feita pelo Bradesco.


“Já presenciamos outras retiradas de patrocínio e o processo é realmente muito complexo. Vamos negociar sempre com a premissa de que os direitos dos trabalhadores sejam preservados, buscando sempre o máximo de vantagens para os participantes”, ressaltou o diretor do Sindicato, Robério Ximenes. Ele finalizou destacando que com o avanço do processo de negociação e com a aquisição de novas informações, outros eventos serão convocados para reunir e informar os becistas sobre a situação da Cabec.