BNB e Contraf assinam pela primeira vez acordo aditivo ao mesmo tempo que CEF e BB

59


Na última segunda-feira, 8/10, a Contraf-CUT assinou o Acordo Coletivo de Trabalho 2012/2013, aditivo à Convenção Coletiva dos Bancários, com o Banco do Nordeste do Brasil (BNB), em Fortaleza. Pela primeira vez, o acordo foi assinado no mesmo tempo dos outros bancos públicos – um marco para o funcionalismo benebeano. Participaram da solenidade o presidente da Contraf-CUT, Carlos Cordeiro, o vice presidente da entidade, Carlos Sousa, o presidente do BNB, Ary Joel Lanzarin, diretores do BNB e representantes dos Sindicatos que integram a Comissão Nacional dos Funcionários do BNB (CNFBNB), que assessora o Comando Nacional durante as negociações com o Banco.


A formalização do acordo, realizada no mesmo período que foram assinados os aditivos da Caixa e Banco do Brasil e logo após a Convenção Coletiva, é uma conquista histórica dos bancários. Este é o primeiro ano em que a aprovação do acordo pelo Dest ocorreu ao mesmo tempo do BB e CEF, acabando com a espera de até nove meses após a data base, como no último acordo, que deixava mais de seis mil funcionários desprotegidos. “Nós enfrentamos dificuldades muito grandes, mas agora não. Agora, nós temos referência. Daqui para frente teremos referência de avanço, de maturidade e de disposição, porque ela é essencial”, afirmou Carlos Eduardo Bezerra, presidente do Sindicato dos Bancários do Ceará.


Tomaz de Aquino, coordenador da Comissão Nacional dos Funcionários do BNB (CNFBNB), destacou que “finalmente conseguimos, dentro de um processo que já dura dez anos, atingir um maior grau de profissionalismo na negociação. A Direção mostrou uma atitude maior de ir buscar a autorização em tempo recorde e fazer a assinatura. Isso é também consequência das cobranças permamentes da CNFBNB e do SEEB/CE por uma nova postura da Direção do BNB”. Tomaz ainda cobrou do presidente e dos diretores do Banco o mesmo empenho para avançar em outras questões, como a revisão do Plano de Cargos e Remuneração, soluções para os aposentados do INSS que aguardam melhorias no Benefício Definido da CAPEF e liquidação de passivos trabalhistas como a Ação de Equiparação.


“Estamos completando 20 anos de uma Convenção Coletiva de Trabalho. Nenhuma outra categoria tem isso no Brasil e são poucas as outras partes do mundo que têm uma Convenção Coletiva como nós temos. E para quem é do Nordeste sabe o quanto é importante ter os mesmos direitos e as mesmas conquistas dos companheiros de São Paulo, por exemplo. Hoje está claro que o BNB é signatário da Convenção assinada entre os Sindicatos e os bancos. Isso é muito importante porque estamos agregando conquistas e valores a essa Convenção”, disse Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT.


Carlos Sousa, vice-presidente da Contraf-CUT, falou sobre a importância de um processo negocial saudável para se chegar a um bom termo. “A negociação foi um espaço respeitoso, mas também foi espaço de disputa de projetos. A mesa tem lados opostos, mas há formas e formas de se fazer a disputa. O entendimento que nós temos é que essa disputa foi saudável, trabalhamos com muita objetividade”.