BNB é o último a pagar a PLR 2017

57


O Banco do Nordeste do Brasil S.A. (BNB) era a única Instituição do Sistema Financeiro que ainda não havia pago a segunda parcela da Participação nos Lucros e Resultados relativa ao exercício de 2017.


A PLR dos funcionários do BNB do exercício passado foi creditada no último dia 11 de abril para saque no dia seguinte, 12 de abril, cumprindo-se o que vem ocorrendo nos últimos anos.


Mais uma vez a Direção do BNB propôs aos acionistas a distribuição do percentual mínimo do lucro previsto em lei (25%), ocasionando uma distribuição de PLR também pelo mínimo.


A lei das S.As não impede que o percentual a ser distribuído com os acionistas seja superior a 25%. O BNB mesmo já destinou aos acionistas a título de dividendos percentual de 50% do seu lucro líquido, permitindo distribuição de 12,5% de PLR aos seus funcionários.


Nos últimos anos, no entanto, isso nunca mais ocorreu e o que vem se repetindo é o pagamento de uma PLR aquém das expectativas, o que é agravado pelo fato de sucessivos ajustes no resultado operacional que levam à redução do Lucro Líquido da Instituição.