BNB estuda mudar norma para atender produtor inadimplente

44


O Sindicato dos Bancários do Ceará recebeu mais uma denúncia de tentativa de utilização fraudulenta dos recursos públicos operacionalizados pelo Banco do Nordeste do Brasil S.A.(BNB). A denúncia envolve um dos maiores produtores de banana do Ceará que deve R$ 42 milhões ao BNB, está inadimplente e, mesmo assim, pleiteia novos financiamentos na Instituição.


De acordo com as informações passadas ao Sindicato, até os normativos do Banco referentes a empréstimos do tipo pleiteado estariam sendo modificados para atender o poderoso produtor que atua na região do Vale do Jaguaribe. O Sindicato está coletando documentos para encaminhar pedido de fiscalização ao Ministério Público Federal que já possui investigações sobre outras operações em andamento no Banco.


O Sindicato dos Bancários do Ceará está procurando confirmar a relação direta desse cliente com políticos influentes do Estado do Ceará e de Estados vizinhos. Alguns desses políticos continuam tendo influência administrativa dentro do BNB, mediante a indicação de funcionários para funções de alto escalão dentro do Banco, inclusive diretores e superintendentes.