BNB retoma expansão de sua rede, após reiteradas reivindicações do Sindicato

68


  


Os diretores Carmen Araújo e Océlio Silveira compareceram no último dia 30/10 à inauguração da agência do Banco do Nordeste do Brasil em Cascavel (64 km de Fortaleza). Em abril deste ano, o Sindicato fez um protesto na cidade cobrando a abertura da agência que, na época, estava com a obra embargada.


“Da vez anterior que estivemos em Cascavel foi até difícil encontrar o local da agência, pois só havia tapumes. Hoje, voltamos aqui para comemorar mais uma reivindicação do Sindicato que se tornou realidade. Agora, continuamos cobrando a convocação dos aprovados no concurso 2010”, afirmou a diretora Carmen Araújo.

 



Após 20 anos sem abrir uma nova agência no Ceará – a última foi em 1992, no bairro Montese, em Fortaleza–, o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) inaugurou a agência de Cascavel, com a promessa de inaugurar mais 25 em todo o Brasil até o final deste ano. Recentemente, o BNB anunciou a abertura de 108 novas unidades no País, sendo 18 para o Ceará. As inaugurações devem prosseguir em 2013.


“Essa foi mais uma de nossas reivindicações que foram atendidas após muito protesto e luta. Sempre desejamos o fortalecimento do BNB que só é possível com o aumento da capilaridade e do funcionalismo do Banco”, disse o diretor Océlio Silveira.


Para a diretora Carmen Araújo, “essa unidade trará inúmeros benefícios para a população, gerando emprego, melhorando o comércio local e ajudando a agricultura”.


A nova unidade, que deve atender ainda aos municípios de Pindoretama e Beberibe, foi instalada em um edifício que recebeu o nome do industrial Edson Queiroz, como forma de reconhecer a importância do empreendedor, nascido em Cascavel, para a economia do Estado. Além do presidente do BNB, Ary Joel Lanzarin, a solenidade de inauguração contou com as presenças do titular da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz), Mauro Benevides Filho, que representou o governador Cid Gomes; da presidente do Grupo Edson Queiroz, dona Yolanda Queiroz; do chanceler da Universidade de Fortaleza (Unifor), Airton Queiroz, do prefeito de Cascavel, Décio Munhoz, além de parlamentares do município e do Estado.


Expansão – “Essa inauguração amplia a rede de atendimento do Banco, permitindo-nos chegar mais próximos aos nossos clientes potenciais, notadamente as micros e pequenas empresas, os agricultores familiares e os microempreendedores”, avalia o presidente do BNB, Ary Joel Lanzarin. A unidade atende a uma reivindicação antiga dos empresários da região e é a primeira a ser inaugurada dentro do plano de expansão do BNB, que pretende abrir 108 novas agências até o fim de 2013, o que representa acréscimo de 58% com relação ao número atual de unidades.


Como parte do plano de expansão do BNB, até o fim deste ano, serão inauguradas mais 24 agências em toda a área de atuação da Instituição. Dessas, seis serão no Ceará: Acopiara, Barbalha, Caucaia, Fortaleza (na Av. Washington Soares), Pacajus e Sobral. Já para 2013, estão previstas 11 agências do BNB para o Ceará, que serão instaladas nos seguintes municípios: Acaraú, Aquiraz, Camocim, Horizonte, Icó, Maranguape, Morada Nova, Pacatuba, Russas, Trairi e Viçosa do Ceará.


Concursados – Com a expansão da rede operadora do BNB, a expectativa do Sindicato dos Bancários do Ceará e da Comissão Nacional dos Funcionários do BNB/Contraf-CUT, é que os quase seis mil concursados aprovados pelo BNB em 2010 sejam urgentemente convocados, fortalecendo ainda mais a Instituição.


O SEEB/CE também expressa mais uma vez sua discordância com o processo de preenchimento de funções comissionadas pelo critério único de indicação e reafirma sua defesa em favor da concorrência democrática e transparente, que tenha por base o mérito e a capacidade profissional.