BRASIL LIDERA RANKING DE DEPRESSÃO E ANSIEDADE

105


Tristeza, choro, desânimo. Todos esses sintomas estão ligados à depressão. Infelizmente, o Brasil tem números alarmantes de indivíduos que possuem a doença, além de transtornos de ansiedade. Dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) mostram que 5,8% dos brasileiros sofrem de depressão. Essa é a maior taxa da América Latina e a segunda maior das Américas, estando atrás apenas dos Estados Unidos.


Os dados futuros são ainda mais preocupantes: estima-se que 20% da população teve ou terá depressão, sendo a doença psiquiátrica com maior prevalência no Brasil.


Os números em relação à ansiedade também não são nada animadores: 9,3% dos brasileiros (cerca de 19,4 milhões) sofrem com o problema e faz com que o Brasil ocupe o primeiro lugar da lista de países mais ansiosos do mundo. O suicídio é a terceira principal causa externa de mortes no país, com 12,5 mil caos em 2017, de acordo com o Ministério da Saúde.


Os sintomas da depressão podem variar de acordo com fatores como a gravidade do transtorno e a presença de condições associadas, como ansiedade, sintomas obsessivos ou psicóticos.


ASSÉDIO MORAL X SAÚDE MENTAL – O assédio moral no trabalho tem impacto direto na saúde. Essa é uma das formas mais poderosas de violência sutil. A humilhação repetitiva e prolongada tornou-se prática costumeira nas empresas. Isto reforça o individualismo e aumenta a submissão coletiva alicerçada no temor. Por medo, os trabalhadores passam a produzir acima de suas forças, ocultando suas queixas, na tentativa de evitar a humilhação e a demissão. A pessoa humilhada ou constrangida passa a vivenciar depressão, angústia, distúrbios do sono, conflitos internos e sentimentos confusos de fracasso e inutilidade. Este sofrimento adoece as pessoas lenta e silenciosamente. A gravidade é tal que pode resultar inclusive em suicídio.


A ocorrência do assédio moral no âmbito do trabalho bancário é assustadora e alcança proporções gritantes, sendo objeto de esforços concentrados no seu combate por parte d sindicatos, associações e entidades representativas em geral.