Cai renda no Interior com aumento dos empréstimos consignados

80

A renda dos municípios do interior cearense está caindo. Há pouco dinheiro em circulação. Isso aconteceu depois que os municípios do interior cearense passaram a ser invadidos por empresas que oferecem empréstimos consignados aos aposentados e pensionistas do INSS. Com a chegada de dezenas de empresas autorizadas a concederem esse empréstimo, Independência tem sido uma das cidades onde a renda caiu. Essa invasão é predatória, segundo denúncia dos comerciantes e até mesmo do gerente do Banco do Brasil, daquela cidade, um dos municípios afetados por essa atuação indiscriminada dos empréstimos consignados.

Segundo o gerente da agência do BB de Independência, Ernandes Mourão, a cidade vive eminentemente da renda dos aposentados e pensionistas e da Prefeitura Municipal e isso tem caído muito nos últimos tempos. Segundo o bancário, a atuação dessas empresas tem sido predatória e sem critério. “Eles vão às casas dos aposentados e pensionistas, levam documentos e fazem as pessoas assinarem, sem dar tempo sequer de pensar muito sobre se querem mesmo o empréstimo”, disse.

O trabalho do Banco do Brasil naquela cidade, explica Mourão, tem sido difícil, especialmente para o cumprimento de metas do banco. Ele, porém, se prevenindo contra as dificuldades que advêm da pouca renda do município, fez um orçamento prévio para a agência do BB e está conseguindo alcançar suas metas.