Caixa aceita negociar PCS na próxima semana

53

A Caixa Econômica Federal confirmou semana passada a reunião com a Contraf-CUT sobre Plano de Cargos e Salários (PCS) para o dia 27, às 10h. A discussão sobre o tema ficou acertada durante a Campanha Nacional 2007. A unificação das tabelas do PCS é uma reivindicação importante dos funcionários, fazendo parte inclusive da pauta de isonomia definida no banco.


De acordo com o negociado na Campanha, a referência 101 da tabela do PCS pós-98 será o piso da nova tabela. A proposta prevê ainda a incorporação das Vantagens Pessoais sobre o Salário Padrão (VP-SP) que corresponde a 1/3 dos salários dos empregados antigos (PCS 89), cuja referências 95 servirá de teto à nova tabela. Além disso, será procedida correção da curva relativa aos R$ 30,00 pagos na campanha nacional de 2004 aos empregados que ganhavam até R$ 1.500,00.


De acordo com cronograma de implantação acertado na mesa de negociação, a proposta para o novo PCS deverá ser finalizada até 30 de abril e a implantação ocorrerá até 1º de julho de 2008. O ingresso na nova tabela se dará por adesão e aproximação. Será garantida a não redução salarial. A forma de progressão será por antigüidade e merecimento, cujos critérios também serão negociados até 30 de abril de 2008.


“A discussão do PCS é de suma importância e precisamos garantir o cumprimento do cronograma estabelecido na Campanha Nacional. Esperamos avançar rapidamente nessas discussões e resolver esse problema que já há muito tempo aflige tanto os novos como antigos empregados do banco”, sustenta Plínio Pavão, coordenador da Comissão Executiva dos Empregados da Caixa da Contraf-CUT (CEE Caixa).