Caixa atinge R$ 2,543 bilhões no primeiro semestre

55

A Caixa Econômica Federal lucrou R$ 2,543 bilhões no primeiro semestre, o que representa um crescimento de 53,4% em relação ao mesmo período de 2007. O lucro do primeiro semestre equivale a uma rentabilidade de 44,9% sobre o patrimônio liquido, acima dos 23,7% registrados em igual período de 2007. Supera também o retorno sobre o patrimônio liquido dos dois maiores bancos privados do País no primeiro semestre deste ano, o Bradesco, com 28,6%, e o Itaú, com 27,7%.


“No governo Lula, a Caixa se movimentou no sentido de se tornar um banco social, e hoje está mais próxima do que nunca desse modelo. Mesmo assim, alcança uma lucratividade altíssima como essa”, avalia Plínio Pavão, coordenador da Comissão Executiva dos Empregados da Caixa (CEE Caixa). “Uma das deliberações discutidas na plenária nacional é a reforma do sistema público financeiro, a redefinição do que é um banco social. Esse lucro da Caixa abre espaço para cobrarmos que ela caminhe ainda mais nessa direção”, sustenta.


No entanto, do ponto de vista dos funcionários, há muito em que avançar, especialmente com mais contratações. “Embora tenha ocorrido melhoras com as contratações realizadas no governo Lula, a carga de trabalho também aumentou. É preciso fazer mais, ainda faltam muitos funcionários, o que é visível nas agências”, diz Plínio.