Caixa avança em questões de saúde, mas proposta ainda é insuficiente

44

Na quinta-feira, dia 1º /10, o Comando Nacional dos Bancários e a Comissão Executiva dos Empregados da Caixa Econômica Federal (CEE Caixa) retomaram o processo de negociações específicas com o banco. A reunião em São Paulo e teve como foco principal questões relativas a saúde e condições de trabalho. Os trabalhadores conquistaram alguns avanços, como a criação de comitês para a discussão e resolução de casos de assédio moral. A Caixa, no entanto, não trouxe proposta relativa aos demais temas da pauta e afirmou que precisa aguardar o desfecho das discussões da mesa geral de negociação entre o Comando Nacional e a Fenaban para dar prosseguimento ao debate específico.


ASSÉDIO MORAL – O banco assumiu a importância do combate ao assédio moral dentro da empresa e anunciou a criação de comitês de ética regionais para apurar e resolver questões relativas ao tema. Os comitês serão criados no âmbito das Superintendências de Atendimento (SUATEs). Serão cinco no Brasil, um para cada Superintendência. O formato ainda não está fechado e será definido em negociações entre Caixa e a representação dos empregados. No entanto, o banco garantiu que os comitês terão representantes dos trabalhadores, escolhidos por meio de eleição.


O banco atendeu também a uma reivindicação histórica dos trabalhadores e anunciou que passará a realizar eleições para a escolha de todos os cipeiros. Todos os membros da comissão serão eleitos pelos trabalhadores, em lugar de apenas a metade como é feito hoje, nos termos previstos pela lei. O presidente da Cipa será escolhido pelo banco dentre os cipeiros eleitos.


O banco também anunciou a instalação de exaustores em todas as bancadas de penhor até o final do ano, outra reivindicação antiga dos trabalhadores. Será criado também um programa de prevenção de doenças crônicas (como diabetes, problemas coronários, hipertensão, entre outras). Será realizado um projeto piloto no Rio de Janeiro, no âmbito da GIPES.


SAÚDE CAIXA – A Caixa reafirmou a constituição dos comitês de acompanhamento de credenciamento e descredenciamento da rede Saúde Caixa. Será criado um comitê em cada Gipes, composto por cinco representantes efetivos e cinco suplentes, indicados pelas entidades sindicais da base de cada gerência, e dois representantes da própria Gipes, um deles com cargo de chefia. As entidades sindicais deverão indicar seus representantes até o dia 30/10. A Contraf-CUT irá orientar as federações nos próximos dias como proceder para a indicação.


A Caixa informou que já está passando orientações para as Gipes a respeito da criação dos comitês. O banco aceitou discutir com os trabalhadores a situação atual do Saúde Caixa, inclusive quanto aos resultados superavitários apresentados nos dois últimos exercícios. No entanto, os negociadores não aceitaram a demanda dos trabalhadores de realizar esse debate até o final do ano, alegando que ainda existem pendências por conta do contingenciamento dos dados do plano, período de dois anos em que ficou sem processamento por falta de contratação de empresa. O banco anunciou também que fará uma pesquisa nacional para avaliar o nível de satisfação dos usuários com o Saúde Caixa.