Caixa operacionaliza os maiores programas sociais do País

98

O Sindicato dos Bancários do Ceará é signatário do documento “O Brasil Precisa da Caixa”, lançado pela Fenae, que reconhece a Caixa como patrimônio dos brasileiros e que tem papel determinante na vida do cidadão, especialmente fazendo a inclusão da população mais carente. Hoje a Caixa centraliza as operações do Bolsa Família, um dos maiores programas sociais do País, que garante cidadania aos mais necessitados e que atende a 45 milhões de pessoas.

Na história da Caixa, que tem 145 anos, todo brasileiro teve algum atendimento, seja para pegar um FGTS, seja para adquirir a casa própria, abrir uma poupança ou receber o seguro-desemprego. Enfim, a Caixa atua nos diversos segmentos da vida do cidadão brasileiro, inclusive apoiando a infra-estrutura e desenvolvimento dos municípios. Só no financiamento de habitação, a Caixa tem aplicado quase R$ 19 bilhões.

“Este é um patrimônio que não pode correr o risco de privatização. O movimento sindical está vigilante para manter essa instituição fortalecida”, segundo anunciou o presidente do Sindicato, Marcos Saraiva, durante ato realizado em Fortaleza, no dia 10/5, na agência da Caixa da Praça do Ferreira.

Na ocasião, Marcos Saraiva lembrou que a Caixa já esteve na linha de privatização no governo FHC. No entanto, no atual governo, está fortalecida, contratou mais de 20 mil empregados, dando um reforço ao atendimento e abrindo aproximadamente 300 unidades novas em todo o País.