Câmara Municipal de Fortaleza homenageia o nonagenário PCdoB

56

No último dia 25/3, o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) completou 90 anos de existência. Em homenagem, a Câmara Municipal de Fortaleza realizou uma sessão solene, no dia 16/3, e relembrou toda a história de luta e resistência do mais antigo partido brasileiro.


“Mais de 250 mil militantes espalhados pelo País são o fruto da árvore partidária plantada por nove revolucionários no dia 25 de março de 1922. Em sua memória, em memória dos homens e mulheres que dedicaram e dedicam suas vidas ao novo mundo, é que construímos o dia a dia”, declarou a vereadora Eliana Gomes (PCdoB), propositora da solenidade no plenário.


O senador Inácio Arruda (PcdoB-CE) lembrou de fatos da História do Brasil em que o comunismo teve papel ativo, como a Coluna Prestes e a Guerrilha do Araguaia. “Nessa geração, não existem episódios em que a presença dos comunistas não tenha sido de muita resistência. Os comunistas querem a felicidade, querem o povo progredindo. Conclamamos o povo a caminhar junto conosco. Mesmo divergindo, vamos estar em trincheiras paralelas”.


Além dos discursos das personalidades presentes à solenidade, foram feitas homenagens a partir de canções que levantam as bandeiras do partido, como “Sal da Terra”, de Beto Guedes, “É”, de Gonzaguinha, e “A Bandeira do meu Partido”, de Jorge Mautner, interpretadas por Aparecida Silvino e acompanhadas pelo violão de Eduardo Holanda. Os partidos PT, PSB, PP, PTN e PRB estiveram presentes na celebração por meio de representantes.