Campanha Natal Sem Fome dos Sonhos recebe doações

44

A 19ª edição da Campanha Natal Sem Fome dos Sonhos, do Instituto Nordeste Cidadania (Inec), já recebe doações. De acordo com a presidente da entidade, Cássia Regina, diversos postos de coleta em toda a cidade recebem brinquedos e livros até o dia 18 de dezembro.


Em 2010 foram arrecadados 23 mil brinquedos e 24 mil livros. A perspectiva do Inec é superar estes números em 2011. Segundo Cássia Regina, é preferível doar brinquedos e livros a instituições do que distribuir diretamente nos cruzamentos das ruas. “É possível ser solidário sem incentivar a permanência de crianças e adolescentes nas ruas, que se constitui numa grave violação de direitos de crianças e adolescentes”, acrescenta.


Cidadania – A Campanha Natal sem Fome dos Sonhos surgiu em 1993, através da Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e pela Vida, idealizada pelo sociólogo Herbert de Souza (Betinho), com o objetivo de despertar para o problema da fome mobilizando a sociedade brasileira. Em 2006, a campanha mudou seu foco para a educação, promovendo a arrecadação de livros e brinquedos. Em 2010, o Instituto Nordeste Cidadania, comitê estadual, contou com a colaboração de 52 parceiros, que ajudaram a beneficiar 62 entidades, arrecadando um total de 23.691 brinquedos e 24.017 livros.


A mobilização da sociedade civil em revelar a calamidade da fome em nosso País, seja por meio da arrecadação de alimentos, seja em comitês de ação, alcançou espaço na pauta das políticas públicas. Em 2003, o Instituto Nordeste Cidadania (Inec) se torna Comitê Estadual da Campanha.


Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), o Inec é parceiro do Banco do Nordeste na operacionalização dos programas de microcrédito rural e urbano do BNB, Agroamigo e Crediamigo, respectivamente, e dos Espaços Socioculturais e de Negócios.


Os brinquedos são distri-buídos no Natal, e os livros dão continuidade ao Projeto Leitura e Cidadania, por meio da implantação de “Espaços de Leitura” em comunidades de baixa renda.


O Instituto Nordeste Cidadania coordena a Campanha no Ceará, e envolve diversos parceiros e funcionários, numa rede de solidariedade e cidadania.


As doações podem ser feitas nos postos do CrediAmigo, do Banco do Nordeste ou em agências da instituição. Mais informações sobre a campanha podem ser obtidas no site do Inec ou pelo telefone: (85) 3209 9237.