Depois de cinco anos de discussão, enfim, o plano de Contribuição Variável da Capef, Caixa de Previdência dos Funcionários do Bando do Nordeste do Brasil (BNB), vai sair do papel. O plano foi apresentado na última quarta-feira, 14/4, à Comissão Nacional dos Funcionários do BNB, em reunião no Recife (PE). O plano abrange todos os bancários, inclusive os pós-98, que não dispunham de Caixa de Previdência, os que saíram da Capef e os que têm plano BD, mas querem elevar seu benefício atual.
Finalmente aprovado pelo Departamento de Controle das Empresas Estatais (DEST) e pelo Conselho Diretor do Banco do Nordeste, o plano ainda está em fase de apresentação aos gestores, trabalhadores e movimento sindical. A perspectiva é que o prazo para adesão seja iniciado no começo de maio.
A Capef informou ainda que a partir do próximo dia 22/4 haverá um simulador no site da entidade: (www.capef.com.br/planocv).
Com esse simulador, os que possuem o plano de Benefício Definido (Plano BD) podem analisar o seu caso e decidir se é melhor aderir ao novo plano.
Para os que não tinham caixa de previdência, é possível, inclusive, recuperar o tempo perdido. Basta ampliar o percentual de contribuição, que pode ser calculado a partir do simulador. E, como o plano é paritário, o Banco também se obriga a depositar valor igual.