Caravana do Sindicato protesta contra fim da aposentadoria e retirada de direitos

55


Foi dada a largada da Caravana de Mobilização Contra o Fim da Aposentadoria e dos Direitos Trabalhistas, criada pelo Sindicato dos Bancários do Ceará para mobilizar trabalhadores e sociedade em geral para protestar, para reagir contra as propostas nefastas do governo Temer. O primeiro roteiro da Caravana, no dia 22/3, incluiu os municípios do Vale do Jaguaribe: Limoeiro do Norte, Russas, Aracati e Cascavel, onde foram feitas reuniões e apresentações da peça “O Merecido Fim do Vampirão Temerário e Seus Aliados Golpistas”, com o Grupo Formosura de Teatro e um boneco gigante do Vampirão Temerário.


Na cidade de Limoeiro do Norte, a Caravana organizada pelo Sindicato, se uniu às mais diversas categorias de trabalhadores rurais e urbanas, além de estudantes num protesto pelas ruas centrais, que culminou com um Seminário Contra as Reformas da Previdência e Trabalhista, na Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (Fafidam), campus da Universidade Estadual do Ceará, com a presença das centrais sindicais CUT e CTB, Partidos Políticos, Sindicatos de Trabalhadores Rurais da Região e centenas de outros militantes de esquerda.


Os manifestantes se concentraram por volta de 7h na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Limoeiro do Norte e em seguida, saíram em caminhada pelas ruas do Centro do município, mobilizando a população, espalhando panfletos e gritando palavras de ordem. Houve também na tarde de quarta-feira, 22/3, apresentação experimental na Praça do Hospital de Cascavel, para estudantes de escolas localizadas no entorno.


Na Caravana do Sindicato, os diretores Tomaz de Aquino, Ricardo de Paula, Pedro Moreira e Valdir Maciel levaram a pauta principal de mobilizar e conscientizar a sociedade para o perigo iminente que o País e os brasileiros correm com as reformas propostas pelo governo Temer, que retiram direitos. A outra parada da Caravana foi na cidade de Itaiçaba, onde ocorreu uma audiência pública, na Câmara Municipal, no dia 25/3, às 15 horas.