Carnaval movimenta praias e serra cearenses

104

Faltam poucos dias para o início do Carnaval 2008, e os preparativos para a festa se intensificam. Baseado em jornais locais, separamos para nossos leitores os principais roteiros da folia no Ceará.

Festa em Aracati – O tema da festa em 2008 é “Carnaval da cor do Brasil”. A programação apresenta 16 bandas e três trios elétricos que prometem agitar a multidão durante cinco dias. As principais atrações são as bandas baianas Bandana, Patrulha, Bafafá e Cátia Guima. Também se apresentarão, as versões “elétricas” de Felipão e Forró Moral, Forró dos Plays e ainda Solteirões do Forró. Quatro das bandas animarão o mela-mela na praia de Majorlândia.

Em Beberibe – cerca de 75 mil pessoas por noite na praça principal, mas diz ser impossível estimar o total de visitantes, pois muitos preferem ficar na praia das Fontes ou em Morro Branco.

Em Cascavel – a 56km de Fortaleza, a festa também começa na noite de sexta-feira. Entre as atrações, estão Mastruz com Leite, Solteirões do Forró, Balancear e Banda Veneno. Durante o dia, o mela-mela na praia da Caponga envolve blocos tradicionais, como o das Peruas. Por dia, estão sendo esperadas cerca de 40 mil pessoas. O esquema de segurança ainda está sendo definido.

Em Icapuí – Outra boa opção do Litoral Leste é o município de Icapuí, a 194km da Capital. De oito a dez atrações, ainda não-confirmadas, animarão a festa no litoral de Icapuí. A segurança será feita por 60 profissionais terceirizados, 50 PMs, cinco policiais civis, além de bombeiros.

Em Caucaia – No tradicional reduto dos foliões, a festa na Praia do Icaraí começa às 22h da sexta-feira, com a escolha da rainha do Carnaval. Em seguida, começam as apresentações das 13 atrações musicais que se revezarão durante cinco noites. Entre as principais, estão Cátia Guima, Capim Cubano, Banda Patrulha e Maria Baiana.

Em Maracanaú – No dia 1º, começa o primeiro Carnaval da Saudade, animado pelas marchinhas de Paulo José e Banda e pelo carimbó de Pinduca. Nos outros quatro dias, oito bandas se apresentarão, sendo as principais Forró Real, Furacão do Forró, Baladeiros do Forró e Etc e Tal. As crianças poderão brincar no Carnaval infantil programado para as tardes de sábado à terça-feira, na Avenida 9, e nos dias 2 e 4, na Quadra do Portela, em Pajuçara, ao som de Miguelzão e Banda.

Na Taíba – não será permitida a presença de carros e “paredões” de som nas proximidades da praça principal do distrito. Um kit saúde será distribuído aos visitantes, incluindo até anticoncepcional, além dos tradicionais preservativos.

No Pecém – De seis a sete bandas de axé e forró elétrico darão o tom da folia, que começa no sábado. Também haverá atrações musicais na sede do município e no distrito de Croatá. Um trio animará quem for se refrescar na barragem de Siupé e uma banda tocará na barragem de Curral Grande.

Na Praia do Presídio – a atração será o desfile dos blocos organizados pelos próprios foliões, que também comandam a festa com carros de som. Na Prainha e no Iguape, oito bandas se revezarão a partir do dia 2. Entre as quais, estarão Chico Pessoa, Pimenta Malagueta, Dona Zefa e os sanfoneiros Ítalo e Renno. No intervalo entre as bandas, DJs continuarão a festa com música eletrônica.

Carnaval ecológico – Já em Maranguape, o nome da festa é Carnaval da Folia, Tradição e Curtição. Com destaque para marchinhas e frevos, a brincadeira ocorrerá no Balneário Açude do Amanari e na Praça da Liberdade, incluindo matinê para a criançada nos dias 3 e 5, às 18h. A animação das quatro noites será feita pela Banda Caribe.